Blog

Você sente fadiga? Cuidado com ela…

Anda sentindo uma sensação de fadiga?

Fadiga é aquele desgaste, cansaço e falta de energia.

Se afirmativo – é hora de rever seus hábitos.

As causas podem estar no seu estilo de vida, nas condições de sua saúde ou em problemas psicológicos.

Hoje quero abordar sobre a questão psicológica. Nesta destacam-se a ansiedade excessiva, a depressão, os sentimentos de pesar e culpa, o estresse e a tristeza.

Considerando o ambiente de trabalho, o vilão é o tédio, o aborrecimento. Um produto de nossa atitude emocional.

Como assim?

Sabia que a pressão do sangue, a absorção de oxigênio e o seu metabolismo diminuem quando você se aborrece? E que normaliza assim que resgata o interesse e a satisfação com o seu trabalho?

É isso mesmo. Quando você está interessado no que faz e satisfeito não há espaço para fadiga. Exceto se as causas estão no seu estilo de vida ou em outros problemas de saúde.

Lembrei-me dos programadores no setor de TI…. Pelos relatos que ouço, não é a quantidade de trabalho que os deixa cansados. E sim o que não conseguem fazer, em função das constantes interrupções. Resultado: exaustão, frustração e tédio. Projetos atrasados. Pressão de toda parte e aí potencializam-se os efeitos ruins.

O que fazer?

Em especial, enquanto os fatores que afetam você, não dependem exclusivamente das suas ações para eliminá-los?

Marco Aurélio, há cerca de 1800 anos escreveu “A nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela”.

Então, uma alternativa é ter uma conversa pessoal com você mesmo, diariamente! Coisa de maluco? Não. Coisa de gente que escolhe pensamentos de coragem, paz, poder, felicidade, gratidão, sucesso….  Você define o seu dia.

Outra opção é se interessar pelo que faz. E assumir que para ser feliz no trabalho não é preciso “fazer o que gosta”. Veja, se você ama culinária e mora sozinho, terá que lavar a louça, mesmo detestando. E isso não impede o prazer da arte de preparar e degustar sabores e aromas. Todo trabalho tem seu lado glamoroso e seus espinhos.

O interesse genuíno pelo que você faz não dá espaço para preocupações e pensamentos destrutivos. Na verdade, lhe oportuniza tornar-se “the best” e alavancar outras oportunidades de carreira, salários, negócios e lucros.

E se nada disso acontecer?

No mínimo, conseguirá desfrutar melhor do seu tempo livre e viver esses momentos com mais significado, alegria e satisfação.

Permita-se! Um abraço.

Facebooktwittergoogle_plus
1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *